Como escovar os dentes de um cão

A higiene bucal não já não é uma pratica saudável comum somente entre os seres humanos, hoje ela também faz parte da rotina dos pets, e com razão já que a pratica é uma das principais formas de prevenção de doenças como cáries, periodontites, gengivites e halitose por exemplo, além de um dos principais fatores que é a prevenção ao acúmulo de tártaro.

Mas como escovar os dentes de um cão? Qual escova utilizar? E qual pasta é a ideal para o bem-estar dos animais? Confira como escovar os dentes do seu cachorro e melhorar a saúde bucal dos seus pets.

Defina um horário

Animais são mais adaptáveis aos horários do que imaginamos, quando se cria por exemplo uma rotina de passeio, após alguns dias o próprio pet já começa a modificar suas ações no horário que antecede a atividade, e escovar os dentes não é diferente. O importante é criar uma rotina em um momento que o cão esteja tranquilo para a realização da escovação, e repetir o processo diariamente.

Materiais

Para realizar a escovação você necessitará de uma escova e uma pasta de dente indicada para cães, já que no processo eles costumas lamber e engolir boa parte do produto. Os produtos próprios para animais evitam problemas de digestão e até mesmo intoxicações. Sempre deixe a postos também uma recompensa que pode ser um brinquedo que ele goste ou mesmo um petisco. Recompensar o bom comportamento faz com que o processo vá se tornando cada vez mais simples e natural.

Realização da escovação

Após definir um horário e ter os materiais em mãos, ajoelhe-se em frente do pet e faça um teste sobre a aceitação da pasta de dente, o legal aqui é oferecer um pouco para que o cachorro se acostume com o sabor. Com a variedade de sabores, com certeza você encontrará uma que se enquadre no paladar do seu amigo.

O próximo passo é pegar a escova com a pasta de dente e elevar a boca do animal até que os dentes fiquem expostos, aplique os produtos e comece a escovar lentamente fazendo movimentos circulares, até que o pet se acostume com o processo e se sinta mais tranquilo. Não se deve utilizar a força para a realização do processo, isso pode gerar ansiedade e stress ao animal, o que deixará o procedimento difícil de ser realizado e consequentemente traumatizará o cão, fazendo com que nas próximas vezes o animal fuja ou até se esconda no momento que ver a escova e a pasta.
Sempre se mantenha brincando e acariciando o animal, quanto mais agradável for a escovação, maiores serão as chances de você obter sucesso nesta ou nas próximas vezes que tentar realizar a escovação.
Quando concluir ofereça ao cachorro a recompensa (brinquedo ou petisco favorito), além disso também de uma atenção a mais, mostrando que ele agiu bem em aceitar essa situação e que sempre que isso acontecer ele terá motivos não só saudáveis para comemorar, mas também afeto e carinho por parte do seu dono.

Equipe TudoVet